sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Legião ou Religião Urbana?

Banda de origem brasileira, mais exatamente no Distrito Federal. Antes da criação da Legião Urbana, existia outro grupo musical, com forte influência na região da capital do Brasil, este chamava-se Aborto Elétrico. Formado por Renato Russo, e os irmãos Fabio e Fê Lemos. A banda durou entre 1978 e 1982. Depois separando-se e criando duas novas bandas, Capital Inicial e Legião Urbana.

Aborto Elétrico
Pouco tempo após o fim do Aborto Elétrico, Renato cria um projeto solo, voz e violão, chamado "O trovador solitário", onde ele tocava canções como "Eduardo e Mônica" e "Faroeste Caboclo". Poré a era Punk em Brasília não aceita Renato, e ele percebe que para ser reconhecido musicalmente era necessária a criação de uma nova banda. Com uma primeira formção que durou apenas um show em um festival de minas, a segunda, e um pouco mais famosa era Renato nos vocais, Dado Villa-Lobos na guitarra, Renato Rocha no contrabaixo e Marcelo Bonfá na bateria.

da esquerda para direita: Renato Rocha, Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá
O primeiro disco é gravado, com faixas como "Geração Coca-cola", "Será" e "Por enquanto". Este que levava o nome da banda. Um ano após, em 1986, a gravação do disco "Dois", que se tinha como projeto ser um disco duplo, acabou saindo com LP simples. Este continha canções como "Tempo perdido" e "Quase sem querer" e cosinderado por muitos o disco mais romântico do grupo. E em seguida sai o disco mais "punk" da Legião, "Que país é esse", canções remanecentes do Aborto Elétrico.
O disco As quatro estações viria em seguida, considerado por muitos o melhor disco deles. O próximo disco da Legião Urbana é um tanto melâncólico, pois Renato descobre que é soropositivo um ano e meio atrás, e os problemas com o alcoolismo.
No albúm seguinte, O descobrimento do Brasil, é visto com um disco mais alegre, não obstante ainda assim com certas músicas um tanto tristes. Este que foi o disco com o menor número de músicas reproduzidas nas rádios.
O último disco da banda O livro dos dias, extremamente melancólico, com músicas como "A Via Láctea" e "Dezesseis". Neste trabalho da banda, é possível perceber a voz de Renato um tanto diferente, pois o mesmo teve dificuldades, devido sua doença ter agravado.
Renato Russo veio a falecer no dia 11 de Outubro de 1996, deixando fãs até hoje.
Renato Russo
Pra matar um pouco da saudade vou postar algumas canções desta que é e foi uma das maiores bandas que nosso país já teve. Viva Legião!!!

http://www.youtube.com/watch?v=KjQ2k1hU5aQ&feature=related  - "Pais e Filhos"

http://www.youtube.com/watch?v=J6uELJH7KXQ&feature=related - "Quando o Sol bater na janela do teu quarto"

Gostou deste Post? Então deixe um comentário aí!

Um comentário: