sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Os Reis do "yeah yeah yeah".

Como falar sobre rock sem mencionar John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr? Realmente é impossível conversar sobre música sem mencionar os Beatles. Banda com duração de 1960 à 1970, 10 anos que pela riqueza de suas músicas parecem ser 100 anos.
O início da banda na verdade vem de alguns anos antes, porém o quarteto é formado e fixado durante esta época.
A banda de Liverpool começou fazendo sucesso em um pequeno "Pub", hoje em dia muito famoso por ter sido palco do quarteto, este pub chama-se "Cavern Club". A banda tocava em horário de almoço, onde os jovens da cidade iam até lá se divertir e escutar o bom Rock n' Roll.
Beatles no Cavern Club

Tocavam músicas de autoria de Chuck Berry, como "Rock n' roll music". Outra das canções que estavam em seu repertório era a então desconhecida "Love me do", feita por Lennon e McCartney. Lançada como compacto no mercado de discos de Liverpool, é motivo de interesse para Brian Epstein tornar-se o agente dos Beatles.
Brian Epstein
Daí o quarteto inglês começa a ganhar a terra da Rainha, e busca ganhar a terra do Tio Sam, mas isto não era nada fácil, eles queria ser o número um nas paradas norte-americanas. Tentaram com as músicas "She loves you" e "Love me do", mas somente em 1964 com o lançamento do compacto contendo "I wanna hold your hand", esta torna-se a número um em todo mundo, e é claro nos EUA também.

Com a ida aos Estados Unidos, os garotos tem o prazer de conhecer Robert Allen Zimmerman, ou melhor dizendo, Bob Dylan. Este torna-se amigo em especial de John, e apresenta-lhes a maconha. Primeira droga ilegal experimentada pelos quatro. 
O disco na época deles era o "With the Beatles", considerado por Dylan um disco simples demais pelo potencial dos garotos, e disse a eles que deveria ser feita alguma música um pouco mais interessante, e menos melosa e romântica. Daí dois álbuns, "Beatles for sale", Lennon compõe uma música que agradou um tanto Dylan, "I'm a loser".
Segundo disco "With the Beatles"

"Beatles for sale"

As turnês tornam-se cansativas, com shows por todos cantos, desde os EUA até as Filipinas.Turnê contendo canções em especial do último albúm "Help!". Mas um memorável show foi em Nova York, em meados de 1965, no "Shea Stadium", com aproximadamente 50 mil pagantes, público até então recorde, sendo necessário para melhor audição dos espectadores um aumento na potência dos alto-falantes, pois é até na história da sonoridade os Beatles fazem parte.

Show no Shea Stadium


O tempo passa e em 1965 os Beatles deixam de fazer shows, e gravam sua primeira música sem falar de amor, "Nowhereman", do albúm "Rubber Soul". Alguns dizem que o termino de shows que vai de 1966 a 1970 tem a ver com a suposta morte de Paul McCartney, mas esta é uma outra história. Os discos começam a ficar mais inteligentes e melhores musicalmente com a chegada de "Revolver", seguido pelo clássico "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club band". Em 1967 é lançado mais um álbum, o segundo do mesmo ano, "Magical mystery tour" com duas magníficas músicas, em um disco um tanto desconhecido, estas feitas uma por Lennon, "Strawberry fields forever", e outra por McCartney, "Penny Lane".

"Magical Mystery Tour"

Este disco contem também a música "All you need is love", música usada na primeira transmissão a cores para o mundo todo por televisão.

A banda começa a distanciar-se. Em uma das gravações do filme "Let it Be", documentário sobre o disco que leva o mesmo nome, percebe-se a indiferença entre Paul e George, a mesma que já deveria estar entre todos. Eles só voltam a fazer um último concerto, este gratuito, ocorrendo novamente na cidade de Nova York, dessa vez gratuito e inesperado. Sobre um telhado, os Beatles fazem surpresa a todos e tocam músicas com "Don't let me down" e "Get back".
"Rooftop Concert"
Infelizmente a banda acaba pouco tempo depois. Em meados de abril de 1970, com a famosa frase "The dream is over". Os Beatles mudaram gerações e fizeram história, e ainda fazem. Hoje infelizmente temos apenas Paul e Ringo vivos, pois John foi assassinado em 1980, e George veio a falecer de Câncer em 2001. Mas eu sou um "Forever Beatle fan", espero que você após ler este post torne-se um também.

Gostou deste Post? Então deixe um comentário aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário